PróteseNews 2015 | V2N2 | Páginas: 180-91

Relato de caso clínico de implante e provisionalização imediatos com um inovador sistema de cirurgia guiada – benefícios e avaliação da acurácia

Clinical report of dental implant and immediate temporization with an innovative guided-surgery system – benefits and evaluation of accuracy

Banner Protesenews

Autor(es):

José Henrique Villaça1
Eliana Ionara de Oliveira Pesqueira2
Carlla Martins Guimarães3

1Diretor científico – Sapiens Instituto de Pós-graduação de Franca/SP; Doutor em Ciências Médicas – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; Mestre em Periodontia – Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto/USP; Especialista em Periodontia – Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp.

2Especialista em Ortodontia – Abeno, São Paulo; Mestra em Ciências de Materiais/Bioengenharia e doutoranda em Ciências de Materiais – Ipen/USP.
3Especialista em Implantodontia – ABO, Uberlândia; Mestranda em Odontologia e Biomateriais – Universidade de Uberaba.

Resumo:

O presente artigo objetivou apresentar um relato de caso clínico de implante imediato com provisionalização imediata em area estética, utilizando um inovador sistema de cirurgia guiada, e avaliar a sua acurácia através da análise tomográfica comparativa do planejamento virtual e do posicionamento real do implante. A paciente apresentava o dente 21 com fratura radicular, indicando-o à exodontia. Após a moldagem, foi obtido um modelo e confeccionada uma placa de acetato de 1,5 mm, na qual foi fixado com resina acrílica um suporte tomográfico, com três referências metálicas, que foi utilizado como guia tomográfico. Com o guia perfeitamente adaptado, foram obtidas as imagens tomográficas, convertidas de Dicom para arquivo KEA com o software KEA-tech, no qual foi planejado o implante e selecionado o componente protético. O dente foi extraído, o implante foi instalado e a coroa de cerâmica já existente foi adaptada no componente protético previamente selecionado. Imediatamente após a cirurgia, foi realizada uma nova tomografia e os dados gerados foram comparados com os dados do planejamento. Todas as diferenças das medidas lineares foram menores do que 1 mm, sendo a distância do ápice do implante ao plano vestibulolingual a menor (0,21 mm). As diferenças dos ângulos vestibulolingual e mesiodistal foram de 1,37o e 1,53o, respectivamente. O planejamento reverso e a seleção do componente protético no software KEA-Tech se mostrou eficiente e possibilitou a diminuição do tempo clínico através da seleção prévia e pré-confecção do provisório. No acompanhamento de 11 dias, os tecidos peri-implantares se apresentavam preservados e esteticamente adequados.

Entre em contato

Nós não estamos por perto no momento. Mas você pode enviar um e-mail e vamos retornar para você, o mais cedo possível.

Enviando
KEA-TECH ©2019 Powered NeppoTI

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?